• Agência Towanda

5 filmes incríveis sobre mulheres baseados em fatos reais

Atualizado: Jun 5

Por: Elen de Souza


Selecionamos algumas dicas de filmes baseados em fatos reais sobre histórias de mulheres importantes e que marcaram época.



1- Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento


Erin (Julia Roberts) é mãe solo de três filhos e trabalha num pequeno escritório de advocacia. Em um determinado momento, ela descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes. Insistente por natureza, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, começa a conscientizar e convencer os cidadãos da cidade sobre o que está acontecendo e a importância de processar os responsáveis.



2 - Frida


Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México.Uma mulher guerreira, lutadora tanto na vida privada a qual teve que superar grandes traumas e problemas de saúde. Teve um conturbado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush). Frida, se tornou uma conceituada e aclamada pintora e se tornou um ícone entre as mulheres.



3 - Amelia


Amelia Earhart (Hilary Swank), foi a primeira aviadora mulher a voar sobre o Oceano Atlântico e a primeira a receber como condecoração a “The Distinguished Flying Cross”. Além disso, lutou pelo direitos das mulheres e fundou uma organização para auxiliar pilotos femininas, a The Ninety-Nines. Amélia ainda desperta fascínio até hoje não somente por sua vida, livros e conquistas, mas por seu desaparecimento em 1937, enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico.




4 - Rainha de Katwe


Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), é órfã de pai, que vive em uma região precária em Uganda. Teve que abandonar a escola por falta de dinheiro.Um dia, ela decide assistir a uma aula de xadrez e se interessa tanto pelo jogo, que apesar de seus problemas pessoais, acaba se tornando uma das primeiras jogadoras de xadrez e Mestra do Xadrez, certificação que é dada a jogadoras com bom desempenho em competições internacionais. Um filme emocionante.



5 - Nise - Coração da loucura


Nise da Silveira (Glória Pires) é uma médica psiquiatra reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil.

Ela foi uma grande questionadora dos tratamentos antigos de eletrochoques e lobotomia e sua luta foi para desenvolver e aplicar um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes.


Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram