• Agência Towanda

7 filmes baseados em histórias reais de pessoas com deficiência

Atualizado: Jun 25

Por: Elen de Souza


“Pés, para que te quero, se tenho asas para voar”. Foi em um processo de autoaceitação que Frida Khalo disse essa frase que perpetuou pelo tempo. Em cima de uma cama, com várias lesões após um grave acidente de ônibus que deixaria sequelas para sempre, a artista plástica expressou sua crença de que nenhuma deficiência física pode paralisar o caminho daqueles que sonham.


E não é que ela estava certa? Além de Frida, muitas outras pessoas com algum tipo de deficiência superam diariamente muitos obstáculos. Para ressaltar a importância da conscientização acerca do tema, selecionamos 7 filmes baseados em fatos reais sobre pessoas com deficiência e suas histórias incríveis e inspiradoras.


1 - Intocáveis

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 e 3 - Abdel Sellou e Phillippe retratados no filme.


Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado.

Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.



2 - Ray

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 e 3 - Fotos de Ray Charles na vida real


Baseado na história real do ícone da música Ray Charles (Jamie Foxx) que ficou cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano.


Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista.



3 - Soul Surfer - Coragem de viver

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 e 3 - Fotos de Bethany Hamilton na vida real


O filme mostra a história real de Bethany Hamilton, vivida no filme pela atriz AnnaSophia Robb. Bethany sempre teve como sua maior paixão o surfe. Com apenas 13 anos, a menina já era campeã em competições profissionais. Ao ser atacada por um tubarão, ela perde o braço esquerdo.

Com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs ela voltar ao esporte que tanto ama.



4 - Meu nome é Rádio

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 - Jones e James na vida real / Imagem 3 - o ator Cuba Gooding Jr. e James na vida real


Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano em uma escola secundária na Carolina do Sul. Jones conhece o jovem James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.) que possui deficiência mental. James não fala com as pessoas, só ficava perambulando em volta do campo da escola com seu rádio de pilha. Um dia, alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, o treinador o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Uma linda história sobre inclusão e aprendizagem.


5 - A teoria de tudo

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 e 3 - Fotos de Stephen Hawking na vida real


Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.



6 - Zion

Imagens reais de Zion Clark


A história de vida demonstrada no curta-metragem Zion, é um daqueles casos em que a gente chega a desacreditar que sejam possíveis: o atleta Zion Clark é um dos principais lutadores de wrestling (luta profissional) da National Collegiate Wrestling Association, nos Estados Unidos. O detalhe é que: ele não possui nenhuma das duas pernas.



7 - De porta em porta

Imagem 1 - Cena do Filme / Imagem 2 e 3 - Fotos de Bill Porter na vida real


Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).




Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram