• Agência Towanda

Aposentada planta Ipês pelas ruas de São Luís

Por: Elen de Souza


Foto arquivo pessoal

"As pessoas me procuram para dar entrevista, mas eu não faço nada demais" .


Foi com essa frase que Denise Albuquerque de 84 anos iniciou nossa entrevista. Com o sorriso estampado no rosto, sentada em uma rede em sua casa, falou com simplicidade sobre a sua grandiosa ação voluntária de plantar Ipês pelas ruas de São Luís, no Maranhão.


A inspiração veio de um trecho escrito pelo poeta maranhense Sousândrade que dizia "No Maranhão, Pau d’Arcos em flor, saúdam a República.”


"Quando cheguei no Maranhão fiquei procurando os Pau d’Arcos de Sousândrade, mas a cidade apesar de bonita, parecia um deserto" relembra ela.

Foto arquivo pessoal

Ao longo de 8 anos de trabalho voluntário, já foram plantados mais de 3 mil Pau d’Arcos , como também são chamados os Ipês. No começo ela pedia ajuda para as pessoas e também comprava mudas da planta com o próprio dinheiro. Na hora do plantio contava com o apoio do marido e dos filhos.


Confiante, nunca desistiu do desejo de tornar São Luís mas florida e colorida.


"Uma vez estávamos na beira de uma rodovia plantando algumas mudas e passou um carro com algumas pessoas e gritaram "Vai morrer", se referindo que as plantas não iriam sobreviver. Mas sobreviveram e cresceram lindas." diz Denise


Foto arquivo pessoal

Segundo ela, este ano a maioria dos Ipês floresceu, principalmente os da cor rosa, o que chama atenção de quem anda pelas ruas de São Luís.


" Agora sim a cidade tem os Pau d’Arcos de Sousândrade", comenta ela em tom de descontração.


Quando questionada sobre a importância desta ação que realiza, logo enfatiza a importância do pensamento coletivo e das boas ações que são relevantes para a sociedade.


Foto arquivo pessoal

"´É preciso que cada um faça a sua parte, se eu fizer a minha, se você fizer a sua, se o outro fizer a dele, as coisas melhoram."


Atualmente muitas pessoas procuram a Denise para pedir semente de Ipês, dando assim continuidade à corrente de plantios iniciada por ela. Com certeza ela conseguiu fazer jus aos versos do poeta e se tornou também uma fonte de inspiração para pessoas. Que o mundo possa ter mais flores, cores e pessoas do bem que contribuem para que este seja um lugar melhor para viver.




Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram