• Agência Towanda

Biólogo brasileiro recebe prêmio ‘Heróis do Meio Ambiente’

Por: Elen de Souza


O biólogo João Campos-Silva, recebeu o título de “Herói do Meio Ambiente” (Environmental Heros). O prêmio é uma ação concedida pela CNN Internacional aos 50 ativistas ecológicos de maior destaque no mundo.


A nomeação ocorreu por João ser um dos precursores do projeto de manejo do Pirarucu, peixe bastante comum na região Amazônica. O trabalho desenvolvido pelo biólogo ajuda a salvar a espécie de extinção.


O projeto conta com a participação da comunidade local e consiste na criação de lagos de reprodução ao longo do Rio Juruá, onde os peixes são monitorados. Os ribeirinhos constroem suas casas de madeira em palafitas na entrada dos lagos e fiscalizam para evitar ações de pescas não autorizadas.


João vive na Amazônia desde 2008 e sempre buscou se dedicar aos estudos, não é atoa que possui um vasto currículo acadêmico. Ele é Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Doutor em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de um Pós-Doutorado na Universidade de Ciências da Vida na Noruega. Em 2018 recebeu o prêmio de Jovem Cientista do Governo brasileiro e em 2019, o prêmio Rolex de Conservação. Atualmente é pesquisador pelo INPA e pela Universidade Federal de Alagoas.


Fone: Jornal das Cidades do Tocantins



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo