• Agência Towanda

Coletores de lixo criam biblioteca comunitária com milhares de livros descartados

Atualizado: Jul 1

Por: Elen de Souza


Foto: divulgação

Em Ancara, na Turquia um grupo de coletores de lixo resolveu montar uma biblioteca comunitária com os livros que encontravam descartados nos lixos. Apaixonado por livros, o catador Serhat, de 32 anos, sempre sonhou em ter uma biblioteca e resolveu colecionar os livros que encontrava. Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo reunir livros suficientes para construir uma pequena biblioteca para uso interno dos trabalhadores.


O desejo de ter uma biblioteca comunitária começou a se tornar uma vontade comum do grupo. De acordo com que o acervo dos coletores se expandia, aumentava a vontade do grupo em ter um espaço maior para poderem compartilhar as obras com mais pessoas.

Foto: divulgação

Foi então que resolveram entrar em contato com o prefeito da cidade e apresentar a ideia da criação da tão sonhada biblioteca comunitária. A parceria com a prefeitura rederam bons frutos. Uma antiga olaria no bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos foi cedida e adaptada para a instalação da biblioteca.


Foto: divulgação

A biblioteca comunitária dos coletores contam com mais de 6.000 livros catalogados. O local é composto por uma zona de leitura, zona infantil, espaços para jogos de tabuleiro e cafetaria. Frequentado por muitos moradores da região, se tornou um novo espaço cultural para Ancara.


Fonte: Nation



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo