• Agência Towanda

Concentre-se no que é bom: na vida, na sociedade, na política

Atualizado: Set 28

Lembro-me com carinho de uma das minhas sessões de terapia em que eu contava sobre a minha descrença em relação a humanidade. Pessoas desonestas no poder, desigualdade social, injustiça crescente e desmatamento florestal desenfreado. Estava tão entristecida que me vi cega para enxergar um palmo à minha frente que não fosse insatisfação com todos os acontecimentos do meu País.


Mais do que me ajudar a observar as coisas boas que aconteciam em paralelo no mundo, meu terapeuta me fez refletir sobre um ponto que reverberou por semanas em meus pensamentos. Além de me concentrar nos acontecimentos bons, eu deveria me inspirar em pessoas que eu admiro, aquelas que estão fazendo a diferença em meio ao caos.

Tempos tortuosos e difíceis são taxativos. A História e a Teologia estão aí para nos ensinar. Do mesmo modo, não nos faltam exemplos de pessoas grandiosas que deixaram marcas importantes de lutas e conquistas, independente das condições em que viviam.


Fiz então o exercício de escrever uma lista com os nomes de pessoas que admiro e que vem fazendo um trabalho respeitoso e admirável. Nomes do passado e do presente, brasileiros e brasileiras que nos enchem de orgulho e a quem sempre devemos recorrer, na medida em que o sentimento de “tudo está perdido” nos visitar.


O mais importante é mudar a frequência e o foco da nossa mente e das nossas escolhas. Se o noticiário mostra o político corrupto, vá em busca de tomar conhecimento daquele que é ético e honesto. Eu encontrei vários e é com eles que eu quero unir forças. Mantenha os olhos no prêmio e não na dor.


Muitas vezes, a nossa esperança é destruída por falta de percepção. O mundo não está pior. É a gente que não busca saber das coisas boas que estão acontecendo.

Concentre-se quando dizem que alguém está se recuperando. Quando dizem que alguém saiu do hospital. Quando dizem que mais pessoas estão vacinadas. Quando dizem que conseguiram realizar um sonho. Quando dizem que a oração surtiu efeito.

Tudo o que o ódio pode fazer, o amor faz melhor.

Olhe ao seu redor e esteja ao lado de grandes seres humanos. Amanhã há de ser um novo dia.


Conheça a autora

Camila Garcia

Jornalista, mestre em Jornalismo e especialista em Comunicação Integrada e Marketing. Assessora de comunicação no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e professora no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidades (FMU).


0 comentário