• Agência Towanda

Espírito de posse

Desde os antigos o problema humano da conquista da serenidade é medido e equacionado, considerando-se dois modos de ser fundamentais em franca oposição, a saber: o modo ter de ser e o modo ser de ser.


Conformemente à vetusta sabedoria, enquanto o primeiro reduz e coisifica a interioridade humana, posto que a alma demasiadamente identificada com as coisas, acaba por impedir com grande eficiência que as forças ocultas que jazem no manancial de suas profundezas brotem e floresçam, o segundo, ao contrário, faculta ao espírito a liberação das energias criativas e benéficas que fundam a paz no coração do ente humano.

O caminho de desidentificação com o “espírito de posse” constitui-se em afastamento consciente e gradativo do modo ter de ser.


No modo ser de ser vamos deixando paulatinamente aquele modelo de vida baseado unicamente nos caprichos do querer para nos aproximar cada vez mais daquilo que é. E uma vez diminuída a exagerada ingerência do “eu” nos campos da experiência que não são de sua competência, e nem estão sob seu controle, automaticamente o nível de pacificação íntima passa a aumentar.


Na lição em que Jesus se refere aos lírios do campo, ensinando-nos a contemplar a natureza sob a égide da despreocupação com a aquisição dos bens materiais tendo por fundo o cuidado divino por todos nós, alertou que prestássemos plena atenção no lugar onde colocamos nossos tesouros, pois ali também estaria nosso coração, demostrando que somente no modo ser de ser haveremos de encontrar aquele bem maior: a paz em nós.


Tarquínio


Conheça o autor

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues. Pseudônimo: Tarquínio. Graduação, Mestrado e Doutorado em Filosofia.

Autor dos Livros: 1. Prohaíresis e Prónoia no Estoicismo de Epicteto. 2. A áskesis de desapropriação epictetiana à luz da kátharsis do Fedão de Platão.

3. Epistemologias da religião e relações de religiosidade. (texto: a eucharistía em Epicteto). Articulista da agência Towanda, comentarista do jornal “Nova Era” da rádio Boa Nova. Com vários artigos publicados em revistas especializadas de Filosofia, e tradução do texto grego de Epicteto. Atua também como professor de Filosofia nos cursos livres do IEEF, Instituto Espírita de estudos filosóficos.

0 comentário