• Agência Towanda

Instagram: 4 dicas para a sua ONG

Atualizado: 18 de Dez de 2019


Quem não é visto não é lembrado não é mesmo? Na era digital essa frase clichê se torna bem relevante, principalmente quando falamos de perfis profissionais. No caso das instituições do terceiro setor, uma boa imagem no ambiente digital contribui para o fortalecimento da marca e agrega credibilidade a entidade. Pois provavelmente as pessoas vão pesquisar sua instituição nas redes sociais como Facebook e Instagram - acredite, boa parte da população irá te procurar nessas redes.


Selecionamos 4 dicas para tornar o perfil da sua ONG mais atraente e aumentar o seu engajamento com o público, possíveis doadores e divulgadores da sua instituição.


1.    Crie um perfil profissional

O Instagram possui dois tipos de perfis, o pessoal, para os usuários comuns registrarem o dia a dia; e o profissional (ou comercial), para empresas e demais instituições.

Ao escolher o perfil profissional você tem acesso a métricas importantes. Você saberá o número de visitas ao perfil, alcance das publicações e dados do público (localização, idade, gênero), além de poder criar anúncios pagos.


2.      Faça uma boa descrição na sua biografia


É importante informar os dados completos da instituição. Coloque: nome, site, categoria, opções de contato e número de telefone. Pode incluir também algum link que ache relevante, como de alguma plataforma de doação ou uma campanha específica.


Use esse espaço a seu favor, descreva em poucas palavras o propósito da ONG. Isso irá gerar empatia desde o primeiro contato do usuário (e potencial doador e/ou apoiador) com a sua página, sua marca e a Causa.


3.  Crie um padrão de identidade visual


Manter um padrão de identidade visual, com logo, paleta de cores e formatação de artes e fotos ajuda a deixar o seu perfil mais profissional. Consequentemente, sua marca fica mais forte e bem aceita pelos usuários, que verão sua ONG como uma instituição séria.


4. Interaja com seus seguidores


Para ter um público engajado, uma boa dica é interagir com ele. Responda aos comentários, seja gentil, tenha uma linguagem que defina a sua indenidade na hora de "falar" com o público...Curta e até faça Repost de fotos em que as pessoas marcarem a sua instituição. Isso gera empatia.


Quando o número de seguidores é alto, pode ser interessante investir em ferramentas de automação, que darão retornos automáticos para todas essas interações.

Mas...vamos ressaltar que a automação não substitui o contato humano! Então, está aí uma ação que merece uma boa reflexão.







Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram