• Agência Towanda

Instituto Alinhavando e Instituto Vila Praia celebram aquisição de sede própria

Atualizado: há um dia


Por: Elen de Souza


Com muita alegria a equipe do Instituto Alinhavando e do Instituto Vila Praia se reuniu na segunda-feira (15) para celebrar a inauguração da nova sede da ONG. A comemoração contou com a participação dos protagonistas do projeto: as crianças da comunidade Vila Praia, que foram recebidas com cachorro quente, cupcake, algodão doce e muitas atividades interativas.


"Nós utilizávamos a sede da associação dos moradores aqui na comunidade, mas isso limitava nosso trabalho pois não era um local exclusivo para as nossas atividades. Com a nossa sede, agora poderemos expandir nossos trabalhos e ofertar mais horários com atividades após às 18h por exemplo, que antes não era possível", comenta Cida Lemos, uma das fundadoras e coordenadora de projetos da ONG.


A comunidade Vila Praia é formada por aproximadamente 227 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atuando há mais de 15 anos na comunidade, a ONG realiza atividades voltadas para educação, lazer, cultura e empreendedorismo social, as iniciativas desta instituição, contribuem para que a comunidade receba doções de alimentos, roupas, brinquedos, etc.


Jeniffer Gouveia Veras, de 31 anos é moradora da comunidade e quando era mais nova participou de várias atividades do Instituto. Segundo ela, o Alinhavando contribuiu com seu desenvolvimento pessoal e proporcionou atividades de lazer que na época ela não tinha condições financeiras de realizar.

Jeniffer Veras e Everton Toti

" Eu era muito tímida e tinha muita vergonha quando era mais nova. As aulas de teatro me ajudaram muito no meu desenvolvimento. Além disso tive contato com muitas atividades culturais. Também fiz muitos passeios. Eu conheci a praia e lugares que eu não iria conhecer pois minha família sempre foi muito humilde e não tinha condições".


Atualmente Jeniffer faz parte da equipe de coordenação do Instituto Alinhavando e está desenvolvendo um projeto de cinema que em breve irá compor as atividades da ONG.


Nicolas Lemos, responsável pelo projeto de capoeira do Instituto, se diz otimista com os rumos que a ONG está trilhando.


Nicolas Lemos junto com as crianças na inauguração

" Estou muito esperançoso com o caminho que o Alinhavando está tomando. O espaço ficou maravilhoso e só de olhar a carinha das crianças aqui hoje já é uma felicidade enorme. O Alinhavando impactou a vida de crianças que hoje já são pais e trazem seus filhos aqui. São gerações sendo impactadas positivamente (...) O Alinhavando transforma vidas "


Segundo Everton Ferreira Toti, vice presidente do Instituto Alinhavando, ter uma sede própria sempre foi o sonho de todos. .

Everton Toti, Cida Lemos e Nicolas Lemos

O imóvel que se tornou sede das Ongs fica localizado na comunidade e precisava de ser reformado. Então, em parceria com a ONG "Comunitá" realizaram uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para realizarem a reforma necessária para tornar o local apto para a realização de seus projetos. A arrecadação foi um sucesso e o imóvel foi revitalizado.


"Estamos há muitos anos nessa caminhada e foram muitas pedras no caminho. Uma conquista dessa e no meio de uma pandemia deixa o sabor da vitória ainda maior." afirma Everton.


As arquitetas responsáveis pela reforma Michaela Iwanow e Maria Beatriz Indolfo, não esconderam a emoção ao falar sobre o trabalho realizado junto ao Instituto Alinhavando.

Cida Lemos, Maria Beatriz e Michaela Iwanow

" Ver o espaço pronto, esse monte de criança, os pais e todo mundo fazendo parte desse momento é uma emoção muito grande pra gente." declara Maria Beatriz


Segundo Michaela Iwanow, o projeto envolveu o esforço de muitas pessoas, incluindo os moradores da comunidade que auxiliaram em muitos mutirões no decorrer da obra.


"Fico muito feliz em ter feito parte e ter ajudado a construir esse projeto tão bonito" ressalta ela


Fábio Rodrigues

Nem todas as pessoas que contribuíram para a realização do projeto puderam estar presentes no dia na inauguração. Uma delas foi Fábio Rodrigues, facilitador do Instituto Vila Praia, e que segundo seus companheiros teve um papel crucial nesta importante conquista.


O novo espaço, além das atividades realizadas pelo Instituto Vila Praia e Instituto Alinhavando, também poderá ser utilizado por coletivos e projetos de pessoas parceiras.

Parte da equipe do Instituto Alinhavando

A Agência Towanda esteve presente na inauguração da nova sede e acompanhamos de pertinho a alegria desta equipe que há anos contribui com desenvolvimento de centenas de crianças. Para conhecer mais o Instituto Alinhavando e acompanhar essa nova etapa da ONG, clique aqui e acesse o Instagram deles.







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo