• Agência Towanda

Irmãs criam empresa para fabricar tijolo feito de areia e plástico


As irmãs sul africanas Kedibone e Kekeletso Tsiloane fizeram a junção de criatividade e sustentabilidade e inovaram o ramo da construção. Elas fundaram uma empresa administrada exclusivamente por mulheres e dedicada à produção de tijolos sustentáveis, feitos de materiais reciclados como areia e plástico, e é uma alternativa ao tijolo tradicional.


O aspecto inovador de nossa tecnologia é que usamos principalmente plástico não reciclável que podemos processar em nossa fabricação de tijolos", diz Kekeletso.


Os “Plasti-Bricks” criam uma economia circular e ecológica na indústria de materiais de construção e reciclagem de plástico. Além disso, elas também buscam valorizar mais o trabalho dos catadores.


“É um trabalho extraordinário e estamos tentando aumentar o valor dos quilos dos itens coletados, garantindo que ganhem melhor e trabalhem menos. […] Nós realmente tentamos trazer dignidade a esse lado da economia porque os coletores e coletoras estão desempenhando um papel muito importante na sociedade”, explicam.

O interesse pela construção civil vem desde a adolescência. O pai trabalhava em uma construtora onde as duas tiveram seu seu primeiro emprego como estagiárias. Em 2018, negócio das irmãs passou a ter mais visibilidade no mercado e com isso elas expandiram suas atividades, contratando cada vez mais funcionários.


A empresa também passou a oferecer serviços de gestão de resíduos e reciclagem para auxiliar na prevenção da contaminação ambiental em aterros sanitários.


Fonte: Mail & Guardian

0 comentário