• Agência Towanda

Jovem de Gana cria moto de madeira movida à energia solar

Por: Elen de Souza


Foto: Ciclo Vivo

O ganense Samuel Aboagye, de apenas 17 anos, inventou uma moto elétrica feita de madeira e que é movida a energia solar. Não é a primeira vez que o jovem ganha destaque mundial devido às suas invenções. Ele já havia chamado atenção na mídia após construir uma caixa de som bluetooth com um galão de plástico


Pensando nos impactos ambientais causados pela emissão de carbono, a nova invenção, conta com o uso de energia solar. A moto é recarregada usando eletricidade e também possui um painel solar que ajuda a manter a carga. Ela pode ser usada por cerca de uma semana sem precisar ser carregada.


Para desenvolver o projeto, Samuel utilizou bicicletas antigas e madeira de lenha. A primeira ideia do jovem era construir um carro, mas por conta do pouco dinheiro que ele tinha para investir na criação, optou por uma scooter de madeira.


Ao mostrar a moto para algumas pessoas, ele recebeu doações que foram utilizadas para a compra de uma bateria para o motor da scooter que, por sinal, veio da máquina de costura de sua mãe.


Seu professor de Ciências, David Sam Haigan, foi o responsável pela orientação no projeto. A scooter ainda possui um alto-falante bluetooth e um rádio que consegue sintonizar em mais de 100 estações em Accra, capital de Gana.


Fonte: Hypeness

0 comentário