• Agência Towanda

Motorola acrescenta línguas de povos indígenas em seus celulares

Por: Elen de Souza

Foto ilustrativa: Junior Reis / Unsplash

A Motorola acaba de realizar um grande feito pata a população indígena. Por meio do conceito "Tecnologia mais inteligente para todos’, que preza pela responsabilidade social da empresa


Agora, qualquer pessoa que tenha um dos novos dispositivos da Motorola, ou que seja atualizado para o Android 11, poderá acessar as línguas indígenas Kaingang e Nheengatu como parte dos outros 80 idiomas suportados na interface do Android e disponíveis em smartphones Motorola.

A empresa se tornou a primeira no mundo a ofertar esse tipo de suporte para um idioma indígena. Em um comunicado oficial, a empresa explicou a importância de valorizar as línguas indígenas:


Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, aproximadamente 1.215 línguas eram faladas no território. E, com o tempo, muitas dessas línguas deixaram de existir. Hoje, 500 anos depois, apenas cerca de 200 delas permanecem vivas. Em menos de um século, esse número poderá chegar a zero. Quando uma língua desaparece, morre também com ela a história, a cultura e a identidade daquela população. E um patrimônio cultural é extinto”.


O projeto foi desenvolvido em parceria com o professor Wilmar da Rocha D’Angelis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que há mais de quatro décadas se dedica à pesquisa de povos indígenas e de seus idiomas.


Fonte: O debate

0 comentário