• Agência Towanda

Ong cria carroça elétrica e triciclo para catadores de recicláveis

Por: Elen de Souza


Quem nunca passou ao lado de um catador de recicláveis enquanto ele empurrava o carrinho sob um sol escaldante e pensou: "Como ele consegue?". Pois é, o trabalho dos catadores é bastante árduo e exige um grande esforço físico. Diariamente, eles carregam até centenas de quilos de recicláveis o que pode causar danos à saúde. Sem falara aqueles que já possuem alguma enfermidade mas mesmo assim precisa continuar trabalhando.

Foto: Divulgação

Para ajudá-los a ter um pouco mais de qualidade de vida, a ONG Pimp My Carroça criou o projeto Carroças do Futuro, que em parceria com algumas empresas vão desenvolver e doar para esses trabalhadores carroças e triciclos automotivos que os ajudem na locomoção no dia a dia. 


Os veículos estão sendo desenvolvidos a partir de um projeto técnico realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Equipados com um motor, as carroças e os triciclos podem ser recarregado em tomada comum e chegam até a 5 km/h.

Foto: Divulgação

Segundo a gestora do projeto Adriane Andrade dos Santos, a ideia surgiu do artista plástico Mundano, um dos criadores da ONG e conhecido por pintar nas carroças de catadores, que buscou uma maneira de facilitar o trabalho exaustivo dos catadores.


A ONG procura empresas que topem parcerias para custear a manutenção do projeto. A Nestlé comprou quatro carros que foram doados para catadores de São Paulo e do Guarujá.Para mais informações sobre o projeto clique aqui.



Fonte de informação: Recicla Sampa e BBC

Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram