• Agência Towanda

Professor leva amor e atividade física para idosos em isolamento

Atualizado: Set 11

Por: Elen de Souza

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

No Piauí, o professor de educação física Cláudio Eufrásio está realizando um trabalho incrível com idosos.


Ele trabalha com o público da terceira idade desde 2015 e durante a pandemia percebeu que muitos idosos não estavam conseguindo se exercitar por causa do isolamento social.


As lives realizadas nas redes sociais se tornaram uma tendência nesse período, porém muitos idosos que o professor Cláudio atende não tem acesso à internet ou familiaridade com recursos tecnológicos, por isso não adiantaria desenvolver algum trabalho no ambiente digital.


Movido pelo amor que tem pelos idosos, criou o projeto "Capoterapia Itinerante", que une atividade física e muita diversão.

Com máscara, luva, capa de proteção e microfone, Cláudio vai na porta da casa de cada idoso ensinar alguns passinhos de capoeira.


“A Capoterapia Itinerante é uma atividade física, que utiliza os elementos lúdicos da música popular brasileira e também da capoeira em forma de terapia”, explica ele


Segundo a Organização Mundial da Saúde idosos ativos fisicamente apresentam taxas mais baixas de mortalidade, menos riscos de queda e melhoria na saúde óssea.

Professor Cláudio Eufrásio

Além dos benefícios físicos, o projeto contribui também para melhoria do bem estar emocional dos idosos.


“Levamos mais alegria e motivação até a porta da casa dos idosos, diminuindo as angústias, ansiedade e sintomas de depressão.”


Em seu perfil no Instagram é possível ver várias fotos e vídeos em que é notável o amor e a dedicação de Cláudio assim como a alegria estampada no rosto das pessoas que o recebe.


Graças a este trabalho, muitos idosos que estão em isolamento conseguem se exercitar e desfrutar de momentos de descontração e muita alegria.


Todos os direitos reservados para Towanda. 

  • Ícone preto do Instagram