• Agência Towanda

USP oferece curso gratuito que ensina idosos a usar smartphones e tablets

Atualizado: Jun 23

Por: Elen de Souza


O mundo está cada vez mais digital e incluir os idosos nesse universo de possibilidades pode contribuir para reduzir o isolamento e auxiliar no combate a solidão, seja através das redes sociais ou no uso de streamings e aplicativos. Mas para a realização de tais atividades, existe o primeiro desafio para os idosos: aprender a mexer em tablets, computadores e celulares.

Foto: Divulgação ICMC-USP antes da Pandemia

Visando promover essa inclusão digital, desde 2015, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, oferece gratuitamente para a terceira idade o curso Práticas com Tablets e Celulares.


Os alunos são divididos em duas turmas: uma para quem já tem conhecimentos básicos e outra para iniciantes, que devem fazer as aulas junto com um acompanhante. No total, são 50 vagas.


Durante o curso, os idosos aprendem configurações básicas como despertador, teclado virtual, inserir wi-fi e utilizar aplicativos como WhatsApp, Facebook, Google, YouTube Instagram e aplicativos como Uber, iFood. etc.


Antes da pandemia, o curso era oferecido de forma presencial, porém teve que ser adaptado para o formato online. As aulas são ao vivo, e acontecem através do Google Meet. Como isso exige algum conhecimento tecnológico, o curso foi oferecido apenas na modalidade avançada. Vários tutores voluntários ajudam remotamente os idosos na realização dos exercícios e acompanham o desempenho de cada um. Atualmente, o projeto conta com duas turmas nesta modalidade.


O projeto vem trazendo bons resultados, inclusive com algumas das alunas se tornando youtubers. Além da emoção das conquistas diárias, como a alegria em aprender a usar o Spotify e encontrar uma música do seu artista preferido.


Os idosos interessados em participar da formação precisam possuir um celular ou tablet próprio, com acesso à internet e e-mail com sistema operacional Android. As inscrições para novas turmas devem ser abertas no segundo semestre. Para mais informações podem acessar o site do ICMC ou ligar para (16) 3373-9700


Fonte: ICMC São Carlos

0 comentário