• Agência Towanda

Vacina inédita contra HIV tem resultado promissor

Atualizado: Mai 21

Por: Elen de Souza


Foto ilustrativa: Mufid Majnun - Unsplash

Ainda em fase de testes, uma nova vacina contra o HIV mostrou resultados promissores. De acordo com informações da International AIDS Vaccine Initiative (IAVI) e da Scripps Research, 97% dos participantes que receberam a injeção desenvolveram as células imunológicas certas para combater uma infecção pelo HIV.


Para a primeira fase dos testes 48 voluntários que foram selecionados e divididos em dois grupos: um grupo de baixa dose ou um grupo de alta dose. Nesta etapa dos estudos, os participantes receberam duas doses da vacina ou do placebo, com dois meses de intervalo entre elas.


Os resultados foram animadores. Ao todo, 97% das pessoas que receberam o imunizante

desenvolveram as células imunológicas corretas para prevenir uma infecção pelo HIV, os chamados anticorpos amplamente neutralizantes (BNAbs, na sigla em inglês).


A vacina funciona estimulando a produção de células imunes raras, necessárias para criar os anticorpos certos para combater o vírus, que está em constante mutação. Ainda é necessário testes clínicos mais avançados para realmente comprovar a eficácia da vacina, porém, há décadas a ciência tenta, sem sucesso, desenvolver uma vacina eficaz contra o HIV, por isso esse resultado inicia pode ser considerado uma grande vitória.


Fonte de pesquisa: BBC

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo